Buscar

Oficina de Futuro - Planejamento Participativo

“ O projeto Tramando Junt@as reuniu 20 mulheres imigrantes bolivianas da Casa Verde que fazem parte do grupo de costureiras denominado Coletivo Sartasiñani, para a realização de uma Oficina de Futuro com objetivo de realizar o Planejamento Participativo do projeto, por meio de uma metodologia lúdica desenvolvida pelo Instituto Ecoar.

O grupo pode expressar seus receios e inseguranças livremente,  depositando-os no Muro das Lamentações a fim de visualiza-los e começar a construir o caminho para a superação destes problemas que não lhes permitem alçar voos mais altos. Na Oficina foram estimuladas a adubar a Arvore dos Sonhos, sonhando em conjunto com um futuro profissional libertador e promissor, em que as habilidades de cada uma sejam valorizadas, as fraquezas trabalhadas  e as Pedras do Caminho removidas.

Durante todo o processo a equipe do projeto Tramando Junt@as, ressaltou a importância do sentido de pertencimento ao Coletivo e ao projeto, a força da solidariedade e da empatia para superação dos obstáculos e a pavimentação de um caminho rumo à autonomia e emancipação.

Em um clima de muita alegria e entusiasmo as mulheres costureiras do Sartasiñani elaboraram um Plano de Ação  que lhes permitirá seguir desenhando seu futuro como elo sustentável na cadeia da moda.”





4 visualizações

Uma iniciativa do 

lab logo azul.png